[Review] Nokia Lumia 930… o TOP do TOP
Lançado em abril de 2014, o Nokia Lumia 930 traz o melhor de dois mundos, combinando um hardware potente com um software cada vez melhor. Tudo bem que já faz um tempinho que o aparelho foi lançado para o público mundial, mas, como vocês sabem a gente aqui do Windows Phone Brasil não recebe quase auxilio nenhum por parte da Microsoft nem de outras OEM’s e, por conta disso, praticamente todos os nossos reviews são feitos com aparelhos comprados por nós, os redatores. Enfim, deixando o desabafo de lado, adquiri esta semana um Lumia 930 preto e o que tenho a dizer é: “Aquilo que já era rápido, agora é praticamente super sônico”. Eu tinha um Lumia 925 e já era bem feliz com o aparelho, porém, o upgrade é justificado. Diferente do 920/925 – O 930 traz diversas novidades que justifica o upgrade.
O review será dividido por partes, e eu prometo que apesar da empolgação de ter em mãos um celular novinho, tentarei ser o mais imparcial possível:
Câmera
Não tem como falar de Lumia sem mencionar a câmera, e por estar boquiaberto com a câmera deste aparelho, eu decidi começar por ela. Com 20Mpx e tecnologia PureView (com opção para gravar em RAW – DNG) e todo o esquema de lentes ZEISS, o aparelho honra a família Lumia trazendo uma câmera de peso que dispensa o uso de câmeras portáteis. O flash duplo de led não é a última tecnologia disponível no ramo de flashs, mas, ele faz bem seu papel, apesar de não ser muito indicado fotografar contra outra fonte de luz (lâmpadas, ou principalmente o sol, a não ser claro se a intenção é pegar a silhueta do objeto. Em qualquer outro caso, fotografe de costas para a fonte de luz do ambiente).
No escuro o ISO compensa bem e a estabilização óptica evitando algumas tremidas. Sem contar nos diversos artifícios do software nativo ou no app Lumia Camera para fazer a captura da imagem. Enfim a câmera do 930 é incrível.
O mais surpreendente mesmo é na hora de fazer um vídeo. Com a capacidade de fazer vídeos em full HD (1080P a 30FPS e em breve em 4K), você se surpreenderá com uma imagem nítida, clara e cores intensas. Você vê no display exatamente o que está a sua frente, e o áudio captado com tecnologia dobly eleva o prazer dos vídeos caseiros superando com louvor muitas câmeras compactas. Fiz um pequeno teste durante o momento de músicas na igreja onde congrego e o áudio captado beira a perfeição.
Tela
Outro ponto que deixará qualquer um de queixo caído é a tela de 5 polegadas de OLED deste maravilhoso aparelho. Com resolução Ful lHD e 441ppi (densidade de pixel por polegada), ela faz com que o lumia 930 tenha uma das melhores telas do mercado, e as tecnologias já conhecidas como Clear black, visibilidade sobre o sol, alta sensibilidade ao toque… da vontade de olhar a todo momento para este display. As cores vivas super atraentes, o contraste… tudo neste display é maravilhoso.
Áudio
O autofalante embutido reproduz muito melhor o grave que as versões anteriores, trazendo muito mais qualidade de som, apesar de não ser excessivamente auto, agora é agradável escutar música sem os fones, em ambientes silenciosos (estou fazendo isso agora). Você consegue escutar grande parte das frequências baixas (grave) e os agudos não são mais estridentes.
No fone de ouvido a tecnologia Dolby se manteve presente, e é possível perceber um som mais encorpado e bem mais dividido, (antes de fazer este review passei 2Hrs escutando música no Lumia 930 utilizando aquele fone padrão que vem com o 920, 925…) e agora as frequências estão mais evidenciadas, mais nítidas, trazendo mais detalhes as músicas escutadas.
Assisti alguns episódios de algumas séries via Netflix e a função (melhoria de diálogo) de fato da um ganho na voz dos atores, mas não apenas de volume, como também de “presença”. Tudo parece ter sido muito bem trabalhado.
O equalizador infelizmente continua o mesmo, contudo, os ajustes pré-definidos podem ser uma boa pra você ajustar sua música ao seu fone de ouvido predileto. No caso dos fones originais eu recomendo manter o equalizador desativado. Outra recomendação é: já que o telefone tem 32GB de armazenamento, ao converter suas canções para MP3 ou WMA, utilize a qualidade máxima, isso vai fazer toda a diferença. Na captação de áudio, como eu já mencionei, a tecnologia Dolby faz bem seu papel, utilizando 4 microfones direcionais. O áudio captado fica maravilhoso, tanto na captação de diálogos quanto em eventos de música.
Design
A linha lumia tem sua assinatura no que diz respeito a design. Ao “bater” o olho já é possível saber que estamos olhando para um Lumia, e apesar de cada aparelho ter sua singularidade neste ponto, eles mostram que são “irmãos”, e isso não poderia ser diferente no caso do Lumia 930.
Com um corpo que mistura perfeitamente alumínio e policarbonato, sem a tampa removível, ele tem um design incrível, com apenas 0.3” a mais de tela e pouco mais de 1mm de espessura maior que seu irmão mais velho, o Lumia925, confesso que fiquei receoso quanto a estar comprando um “tijolo”. Mas, que fique claro que o aparelho tem medidas ideais, apesar da tela maior ele é ligeiramente mais “largo” e um pouco mais “alto”.
Ainda é uma tarefa simples mantê-lo no bolso da calça, entretanto pra mim que sou um pouco baixinho (1,63m), o aparelho fica relativamente volumoso no rosto quando o uso para falar ao telefone. Mesmo assim isso não deve ser um problema para a grande maioria de usuários. De fato o Lumia 930 traz um design premium.
Bateria
Para mim o único ponto negativo neste telefone (e em praticamente todos os outros) é a bateria. Com 2420mAh de capacidade em um dia de uso intenso consegui 6h de duração. Como foi esse intenso? Abrindo a câmera várias vezes, usando constantemente o Whatsapp, sempre conectado a rede 4G, alguns joguinhos e alguns downloads, acessando o Facebook, entre outras redes sociais, com todas as notificações ligadas. Sendo assim, creio que no caso de um uso mais moderado, a carga aguente pelo menos uns 14 ou 16 horas longe do carregador.
Desempenho
O Windows Phone 8 é bastante leve se comparado ao Android, e por isso não é necessário esbanjar com um hardware muito potente, contudo, esse modelo traz um hardware poderoso de qualquer forma, tornando sua utilização ainda mais agradável.
Você pode fazer tudo de forma simultânea, os jogos mais pesados abrem em pouquíssimos segundos e aplicativos mais modestos abrem ao passo que você toca neles. Não há engasgos ou travamentos, e o telefone responde a tudo na hora em que você solicita.
Conclusão
É inegável que este aparelho é um dos top e bate de frente sem dúvidas com os seus principais concorrentes, sejam eles equipados com Android ou iOS. Ele executa todas as funções do nosso dia a dia sem fazer esforço, e apesar de a bateria não segurar ele de pé por muito tempo, as qualidades que já mencionei, tais como a câmera, o display, o áudio, a tela entre outros… podemos dar uma colher de chá para a bateria.
O Lumia 930 está disponível por um preço bastante competitivo entre todos os top de linha do mercado. Se você é dono de um 920/925 e pensa em trocar, mas está na dúvida se deve ou não fazer este investimento, e se a grana não for te fazer muita falta, pode investir sem medo.
O aparelho traz novidades e melhorias gritantes contra seus antecessores. Em contra partida, se a grana for fazer falta, aguarde pelo possível Lumia 935 rsrs. Agora sobre os demais aparelhos (exceto o Lumia 1520), ele dá um banho de desempenho e qualidade. Sem contar, é claro, no design que esbanja beleza e conforto.
[Review] Nokia Lumia 930… o TOP do TOP
Reviewed by Brena Soares
on
20:35
Rating:
Nenhum comentário: